Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012



Amor De Perdição- Camilo Castelo Branco

                                                                          (Resumo da internet) 



O livro Amor de Perdição é um romance do autor Camilo Castelo .
Em Viseu (Portugal), a família Albuquerque e a família Botelho se odiavam. O Juiz Domingos Botelho dera uma sentença desfavorável aos Albuquerque. Surge, apesar de tudo, uma grande paixão entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque. Teresa deveria se casar com o primo Baltasar Coutinho. Internaram-na em um convento para pôr um fim no romance proibido. Foi levada para o Convento de Monchique, no Porto. Seu pai, Tadeu de Albuquerque cuidou de tudo.
Um certo dia, Simão encontra-se com Baltasar. Discutem, brigam. Simão mata seu rival, a tiro e se entrega à justiça. Com apenas dezoito anos é condenado à morte. Seu pai, Dr. Domingos Botelho consegue que a pena de morte seja mudada para exílio perpétuo na Índia. Em março de 1807 ele embarca. No navio, tem notícias que sua amada Teresa havia morrido. Enlouquece. O capitão e Mariana cuidam para que Simão não se suicide. Mariana sempre foi apaixonada por Simão. Amor escondido, platônico. É de uma dedicação extrema. Ao ficar sozinha no mundo, depois do assassinato do pai, ela vende tudo e embarca no mesmo navio de Simão. Queria ficar perto do seu grande e impossível amor. Amor infeliz, louco, sublime. Simão não se mata. Porém uma febre violenta o leva à morte. Seu corpo é imediatamente amarrado e lançado ao mar. Mariana, desesperada, se atira também. Quis acompanhar seu grande amor.
Ironicamente, na água do mar sem fim, bóiam papéis. São cartas de Simão e Teresa.








"Li esse livro em 2007 que foi o meu primeiro romance, quando comecei a ler achei a historia interessante, mas um pouco  comum, de coisas de filmes mesmo, e no decorrer do livro senti como se tivesse vendo todas as cenas ao vivo, foi muito emocionante. Sempre quando chegava numa parte bastante crucial, fechava os olhos e contava ate dez para recuperar o folego, então continuava, como se não pudesse parar, como se eu me obrigasse a saber de toda a historia. Mas ai tive que devolver o livro, pois era emprestado da biblioteca do colégio, e não podia renovar, pois tinha que estudar pra prova. Duas  Semanas depois após as provas, fui novamente a biblioteca, mas o livro tinha sido emprestado. Fiquei louca pois ainda estava na metade do livro, e queria muito saber se Tereza e Simão ia superar todas as dificuldades. Então todos os dias chegava na escola em busca do livro, mas a pessoa não tinha devolvido ainda. Uma semana depois conseguir pegar emprestado na biblioteca outra vez. Fiquei feliz da vida, chegue em casa e devorei capitulo por capitulo, ate que no ultimo capitulo no momento em que, Simão finalmente irá rever seu grande amor... ela morre...e ele morre depois de uma febre , e Mariana outra integrante dessa historia não consegue viver sem seu amor e se joga do barco em que eles estavam.
Sabe eu fiquei em choque!
Jamais tinha lido ou assistido nada ( a não ser titanic) que não tinha tido final feliz... chorei sabe... chorei porque me entreguei a leitura desse livro e vivia as cenas como se fosse um personagem dessa trama...
Mas no fim disso tudo conseguir entender que o amor deles era verdadeiro, e se não houve o tão esperado, felizes para sempre, é porque a vida é assim, feita de coisas boas e ruins , e que apesar de tudo não podemos desistir dos nossos sonhos.
Obrigado Camilo Castelo Branco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário